Projeto FUNDAÇÃO FEAC

ESPAÇOS BRINCANTES SAUDÁVEIS: DESENVOLVIMENTO COM AUTONOMIA

Este é o nome do projeto que o Centro Educacional e Assistencial “Cândida Penteado de Queiroz Martins”- Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia está desenvolvendo em parceira com a Fundação FEAC, investidora social, que apoia a Entidade, de forma técnica e financeira, por meio do Programa Infância em Foco (PIF), de forma a alcançar o objetivo do programa, que é a MELHORIA DA QUALIDADE DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O Programa Infância em Foco (PIF) atua de forma estratégica em 33 escolas de Educação Infantil de Campinas, colaboradoras da Secretaria Municipal de Educação.

Nossa organização, na condição de parceira, apoia e participa dos desafios propostos pela Fundação FEAC, por meio de parceria em projetos que partam do desenvolvimento de ações que priorizem a inclusão social, no desenvolvimento pleno, na equidade, e em última análise, que tratem da promoção humana e do bem-estar social de toda a comunidade escolar.

Projeto Fundação FEAC

O Programa Infância em Foco, articula atores sociais para que se reconheçam capazes de contribuir com uma educação de qualidade. Para tanto, promove espaços de reflexão, em que diversos cenários educacionais e recomendações de ação estratégica são construídos de forma participativa. Promove percursos formativos, formações permanentes e assessoria técnica do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP, por meio do Programa de Formação em Educação Infantil.

De nossa parte, estimulamos e incentivamos a participação da equipe escolar, e comunicamos à comunidade escolar a importância do engajamento e aprimoramento da nossa equipe. Valorizamos também “o brincar” e o contato das crianças com a natureza, pautas importantes do PIF, pois possibilita a aguçamento da observação e aprendizagem pela criança, e utilização dos sentidos naturais, passando pela valorização do desenvolvimento de habilidades estimuladas pelo ambiente natural. No caso específico do desemparedamento, motivação do nosso projeto atual, o espaço externo constitui-se em alternativa muito válida para atuações das crianças nos processos educativos da infância, com diferentes linguagens infantis, ampliando suas interações sociais, seu repertório e maior desenvolvimento.

O que queremos com essa mudança de concepção? Qual é a nossa definição de sucesso?

Crianças saudáveis, autônomas nas suas escolhas, protagonistas nos desafios propostos por brinquedos instigantes, interagindo com seus pares nas múltiplas linguagens da arte e do brincar.

Considerando nossa definição de sucesso como premissa para as nossas ações, começaremos por apontar a dimensão da saúde, com a necessária importância de ambientes ao ar livre, com ventilação e umidade do ar, incidência de raios solares e contato com elementos naturais, como as plantas, árvores, hortas e canteiros, assim como o cuidado de assegurar conforto térmico para as crianças em fase de desenvolvimento físico, social e emocional.

Em relação à adequação dos materiais disponíveis para a dimensão do brincar, foi feito um planejamento de remoção dos brinquedos atuais que são incompatíveis com os objetivos almejados, com a substituição deles por outros em cuja constituição sejam utilizados elementos de natureza mais orgânica, como: madeira, água, areia, grama natural, dentre outros que contemplem diferentes linguagens infantis, possibilitando às crianças, a realização de múltiplas atividades, com interações diversificadas, capazes de promover relações entre elas.

Projeto Fundação FEAC

Por último e não menos importante, a dimensão da arte e cultura, por meio da criação de um ateliê para as múltiplas linguagens da infância, tanto as linguagens da arte quanto as linguagens relacionadas à cultura, folclore, tradições, culinária, música, fotografia, vídeos, transmissões culturais e geracionais, entre tantas outras, contemplando o desenvolvimento infantil como um todo, dando vasão para a expressão livre, criativa e espontânea de nossas crianças, assim como dando possibilidades de ampliação de repertório por meio da diversidade cultural que a humanidade hoje produz e é cada vez mais acessível.

Convite

TODOS SERÃO CONVIDADOS PARA A INAUGURAÇÃO DESSE ESPAÇO QUE TERÁ UM GRANDE POTENCIAL PARA CONTRIBUIR E POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE NOSSAS CRIANÇAS!